ARQUITETURA E URBANISMO
- bacelina
- 12 de mai. de 2014
- 2 min de leitura
A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das diferentes condições climáticas buscando saúde e segurança. Com o passar dos tempos, novas necessidades e novos desafios foram surgindo e transformando a concepção da Arquitetura, que se amplia para o Urbanismo. A arquitetura pode ser descrita como a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Como o urbanista, tem a função de planejar, estudar e acompanhar o crescimento de cidades e bairros, atento ao seu desenvolvimento e equilíbrio ambiental. O mercado de trabalho, hoje, pede arquitetos e urbanistas que entendam a sociedade e suas necessidades, devido as transformações dinâmicas que passamos quase diariamente.
PERGUNTAS FREQUENTES Quais as disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo?
As disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo variam de acordo com a faculdade.
Qual o tempo de duração do curso?
Geralmente em torno de 5 anos.
Como é o mercado de trabalho para esse profissional? Atualmente o mercado de trabalho para o Arquiteto e Urbanista está muito fortalecido em função do intenso crescimento que o país tem vivenciado. Áreas de Atuação do profissional variam em: escritórios de arquitetura, construtoras e empresas da construção civil, bem como em prefeituras e órgãos estaduais e federais. Estes podem desenvolver: Planejamento urbano e regional; Avaliação de impacto ambiental, paisagismo, loteamento, fiscalização de obras; Projetos de edificações, estrutural e de interiores; Instalações prediais e gerenciamento de reforma; Patrimônio cultural e histórico; Cenografia e Mobiliário urbano.
As competências e habilidades profissionais do arquiteto estão regulamentadas pela Lei Nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que também cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR.
Comments