OBRAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO
- bacelina
- 14 de mai. de 2014
- 3 min de leitura
A terceira palestra da Jornada Acadêmica aconteceu na manhã dessa quarta-feira (14), ministrada pelo arquiteto EDUARDO FERRONI do escritório H+F Arquitetos. O palestrante trouxe aos presentes um pouco da sua experiência como arquiteto na capital paulista e a atuação do seu escritório no setor de obras públicas.
CONJUNTO JARDIM EDITH São Paulo, SP, 2008/2013
Arquitetura: MMBB/ H+F arquitetos Eduardo Ferroni, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira, Milton Braga, Pablo Hereñú.
Situado junto à margem direita do córrego Águas Espraiadas, na esquina das avenidas Engenheiro Luis Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, o conjunto implanta-se sobre o perímetro remanescente da favela Jardim Edith, em uma área de intensa especulação imobiliária na zona Sudoeste da cidade.
O conjunto organiza-se em duas quadras urbanas constituídas por habitações associadas a três equipamentos públicos: Creche, Unidade Básica de Saúde e Restaurante-Escola.
CONJUNTO PONTE DOS REMÉDIOS
São Paulo, SP, 2011
Marcos Acayaba/ H+F arquitetos Eduardo Ferroni, Marcos Acayaba, Pablo Hereñú.
As unidades habitacionais atendem famílias situadas em áreas de risco nas proximidades, o projeto prevê a ocupação das antigas instalações da Siderúrgica Barra Mansa, situada a margens do rio Tietê junto à Ponte dos Remédios. Esta iniciativa acompanhou o processo de transformação das antigas plantas industriais do entorno em edifícios de habitação e serviços, valendo-se de altos índices de aproveitamento do solo.
O projeto parte da utilização das instalações já realizadas no terreno, cujo arranjo original dos antigos aterros, galpões, ruas e aléias orientou o desenho das novas ocupações, mantendo-se parte dos edifícios existentes para abrigar equipamentos públicos. Distribuem-se quatro quadras de uso misto, prevendo-se edifícios habitacionais de diversas alturas associados aos programas complementares distribuídos no pavimento térreo: áreas comerciais, equipamentos de educação e saúde.
RENOVA SP – CABUÇU DE CIMA 08
São Paulo, SP, 2011
Equipe: Eduardo Ferroni, Marcos Acayaba e Pablo Hereñú.
Os assentamentos constituem um território fragmentado que se caracteriza pela falta de infra-estruturas básicas e de espaços públicos e pelo comprometimento ambiental dos recursos hídricos com grande número de unidades situadas em áreas de risco.
A proposta desenvolvida se organiza através de dois tipos complementares de intervenções denominadas Ações de Estruturação do Território (AET) e Ações Pontuais Típicas (APT). As AET’s resultam da associação de obras infra-estruturais com a criação de centralidades e espaços públicos de escala regional e tem o objetivo de organizar e integrar o tecido urbano ao seu redor. As APT’s caracterizam-se como dispositivos estratégicos de intervenção e são aplicáveis em múltiplos locais.
E. E. UNIÃO DE VILANOVA III E IV
São Paulo SP, 2003/2005
ARQUITETURA: Antonio Carlos Barossi, Eduardo Ferroni, Milton Nakamura e Pablo Hereñú.
A área onde este projeto se insere foi reservada, na proposta de urbanização desenvolvida pela CDHU, para a implantação de duas escolas estaduais e um posto de saúde.
A exigüidade do terreno em “L” levou à solução em um único edifício integrando as equipes de arquitetos que haviam sido contratadas. A escola que atende às turmas de 1ª à 4ª séries tem seu recreio e quadra esportiva externos, localizados no nível térreo. A outra, que atende às turmas de 5ª série ao 3° colegial, aproveita a cobertura da primeira para criar um grande espaço interno no terceiro pavimento que abriga os programas esportivos, de convívio e recreação.
A palestra levantou 3 questões: Escala da demanda; Adensamento, constituído por vários tipos de uso; e A abordagem sobre a construção.
Foi muito bom conhecer o arquiteto Eduardo Ferroni e com ele essas obras e suas propostas, mas devido a quantidade de conteúdo esse post foi um resumo geral da palestra, contando com grande parte do conteúdo tirado do site F+H Arquitetos. Para futuros posts terão análises específicas para cada obra, então aos curiosos, fiquem atentos!!
referência bibliográfica: http://www.hf.arq.br
Comments