ORGANOGRAMA
- bacelina
- 23 de jun. de 2014
- 1 min de leitura
O ORGANOGRAMA é o diagrama que representa a estrutura formal no projeto de uma organização, mostrando a relação hierárquica entre as unidades existentes.
Apesar de terem aplicações bem distintas, é muito comum que ele seja confundido com o fluxograma, por isso o próximo post deixará claro essa diferença.
Existem diversos tipos e modelos gráficos de organogramas, pois não há uma padronização formal, os modelos mais usados são o estrutural clássico ou vertical, que é o mais simples, no qual permite o melhor entendimento dos componentes da estrutura.
A elaboração de um organograma exige certos cuidados, uns de natureza estética, outros de natureza técnica, vejam alguns deles:
Devem ser evitadas siglas e abreviaturas dos órgãos/cômodos para o melhor entendimento da estrutura da organização/projeto.
Órgãos/Cômodos de igual hierarquia consequentes devem formar um só, ligando-se a uma linha de hierarquia diferente.
Deve-se buscar um equilíbrio estético entre os espaçamentos.
O organograma não deve ser fracionado em hipótese alguma, ou seja, não deve constar parte numa folha, parte em outra.
No caso de representação de órgãos de caráter mais formal, deve ser dada preferencia a utilização de retângulos, destacando-se e diferenciando-se das demais formas geométricas.
Para representação de setores menos formais como, os cômodos de uma casa, grupos e equipes de uma empresa, ou até setores ligados a atividades artísticas, sociais ou criativas, dentre outras, admite-se usar outras formas gráficas, como círculos, triângulos, eclipses e retângulos.
Gostaram de saber mais sobre o organograma? beijoos
referências bibliográficas: http://www.jlcarneiro.com/
Comments