OS BENEFÍCIOS DOS PROJETOS DE ILUMINAÇÃO NATURAL
- bacelina
- 10 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
Uma das principais funções de uma edificação é a de atenuar as condições negativas e
aproveitar os aspectos positivos oferecidos pela localização e pelo clima. Portanto, trata-se de neutralizar as condições climáticas desfavoráveis e potencializar as favoráveis, tendo em vista o conforto dos usuários.
O Brasil é um país que contribui para a aplicação de ILUMINAÇÃO NATURAL em projetos arquitetônicos, já que as temperaturas na maioria dos estados são altas. Os projetos atuais tem priorizado essa técnica que traz diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável, que aproveita ao máximo as condições naturais da região. É um recurso bastante sustentável, que alia a sofisticação e a funcionalidade.
A luz do sol, associada à boa circulação de ar e em doses moderadas, traz benefícios à saúde e se bem empregada diminui ou até substitui o uso da luz artificial, reduzindo o consumo de energia, além de deixar o ambiente mais agradável e natural, gerando bem-estar.
Mas a utilização da iluminação natural em um país predominantemente tropical como o Brasil, encontra alguns obstáculos, especialmente devido ao alto índice de iluminação solar durante o ano, em alguns casos os raios solares aumentam muito a temperatura ambiente, aumentando também o uso de aparelhos como o ar condicionado para resfriar os espaços, tornando todo o projeto sustentável inútil.
No entanto, para se projetar com a luz natural garantindo uma iluminação eficiente na
realização de qualquer tarefa e proporcionando um ambiente visual e funcional agradável, torna-se necessário conhecer as vantagens e desvantagens desse recurso, estudando as características climáticas de insolação, temperatura, umidade do ar e altitude da região, que garantem bom uso da iluminação natural, preservando os ambientes da incidência direta do sol, além de levar em conta os aspectos térmicos.
Roteiro básico para as considerações de um bom projeto de iluminação natural:
LUZ DO DIA Alternativa viável? Como?
PARTIDO Caracterização do edifício; Projetos como referência; Programa de necessidades; Alcance de luz adequada para os espaços interiores; Estudos de tamanhos, formas e localização das janelas.
CONTROLE DA INSOLAÇÃO Estudos de localização e trajetórias do sol.
INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO Controle eficaz do ofuscamento.
LUZ DO DIA E LUZ ELÉTRICA Integração de sistemas, visando um potencial econômico e benéfico.
Gostaram do post? Beijos.
referências bibliográficas: http://www.pensamentoverde.com.br/ e
http://www.cimentoitambe.com.br/
Comentarios