top of page

RECURSOS ARQUITETÔNICOS QUE VALORIZAM A LUZ NATURAL

  • bacelina
  • 10 de jul. de 2014
  • 2 min de leitura

No intuito de se racionalizar o uso da energia e apontar medidas de utilização mais responsáveis, não só no presente, mas considerando seu impacto global no futuro, passou a existir uma preocupação mundial em modificar e substituir o comportamento convencional dos consumidores, característico do padrão produtivo e de consumo massivo.

Monitorar a iluminação natural numa edificação existente pode não ser um trabalho fácil, mas é importante considerar os instrumentos disponíveis aos arquitetos utilizados para o maior aproveitamento da luz natural.

Conheça alguns RECURSOS ARQUITETÔNICOS que valorizam a luz natural:

PANOS DE VIDRO São grandes paredes de vidro. Estes panos caracterizam um projeto moderno, com aproveito da iluminação natural, assim como ventilação e integração do externo com o interno. O uso do vidro tem suas vantagens e desvantagens. Durante o inverno, os panos de vidro torna o ambiente em que está instalada uma estufa natural. Porém, no verão, exige proteções para o controle da entrada do sol direto. Além do cuidado na escolha do vidro que melhor atender as necessidades do ambiente.

TIJOLO DE VIDRO A grande vantagem do tijolo de vidro é que, além de permitir a iluminação, ele dá segurança. É feito de um vidro laminado e temperado, material que revela a sinuosidade dos objetos, mas não dá transparência. Pode ser aplicado internamente, como grandes paredes de vidro em escadarias valorizando-as, em divisórias entre banheira e box, ou nos ambientes externos, como nas áreas de lazer.

ILUMINAÇÃO ZENITAL Aberturas nas fachadas ou nos telhados e coberturas (janelas zenitais) – permite uma maior uniformidade de distribuição da luz natural em relação à iluminação lateral, uma vez que, em geral, as aberturas estão uniformemente distribuídas pela área de cobertura e têm suas projeções paralelas ao plano de utilização.

É muito utilizada em locais amplos, onde janelas não são suficientes para fornecer luz natural. Há vários tipos de iluminação zenital, são eles teto solar, claraboias e poços de luz.

BRISES Este elemento é utilizado na parte exterior da construção e permite o controle da incidência de luz solar. Mais encontrado em forma de lâminas de alumínio, que podem ser móveis ou não, o brise pode ser também de ferro, madeira ou concreto. Além de ser um elemento moderno, conferir uma estética diferenciada, é importante para a climatização, retendo o luz direta, permitindo que só a claridade entre.

JARDIM INTERNO É uma alternativa muito interessante para casas que não possuam um recuo lateral ou que sejam muito compridas. Cria-se um ambiente externo dentro da casa, com plantas, o que facilita a captação de luz. A intenção é não cobrir o local para favorecer a ventilação e abastecimento natural para a vegetação. Portas de vidro fecham este ambiente verticalmente.

Gostaram do segundo post sobre iluminação natural? Comenta ai!! Beijos.

referência bibliográfica: http://www.hagah.com.br/

 
 
 

Comentarios


 DICOU! 

 #1 


 #2 

 POSTAGENS RECENTES: 

 BUSCAR POR TAGS: 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page