ESPAÇO ARQUITETÔNICO
- bacelina
- 21 de ago. de 2014
- 1 min de leitura
O ESPAÇO ARQUITETÔNICO é responsavél por causar diversas sensações em um indivíduo. Constitui-se primeiramente pela forma arquitetônica interessante ao olhar curioso, mas pode também ser percebido quando penetramos uma edificação. É característica deste ter seus próprios significados culturais, psicológicos e emocionais. Por exemplo, podemos dizer que existem espaços arquitetônicos religiosos, este espaço produz uma sensação de reflexão e comunidade, necessários à sua função, portanto, um espaço arquitetônico pode promover diversas sensações num indivíduo tais como religiosidade, proteção e segurança.
Cumpre entender como totalidade a construção edificada pelo homem para nela estar e agir, com os lados externo (fachadas voltadas para nós) e interno (espaço que nos envolve e do qual participamos). Ao frequentar edificações, distinguimo-las parados ou em movimento. O exterior e o interior proporcionam permanente e recíproca expe-riência. Um pressupõe o outro, apresentam-se em simultânea e rica contradição. As formas de existenciação do espaço arquitetônico são formadas pela junção entre massa e volume, contatada em várias escalas diferentes, podendo ter função específica, semelhante ou agrupada.
O espaço é uma das propriedades da arquitetura, esclarece entender este com o uso dos porquês - história, entendimento e criação. Referência bibliográfica: http://franksvensson.blogspot.com.br/ http://www.colegiodearquitetos.com.br/
Comments