top of page

POLÊMICA EM SAQQARA

  • bacelina
  • 20 de nov. de 2014
  • 1 min de leitura

Desde o mês de setembro (2014) uma grande polêmica está rondando a Pirâmide Escalonada, locada em Saqqara. Um grupo de ativistas e egiptólogos tem denunciado para a imprensa a suposta degradação do edifício causada por uma empresa de construção que deveria cuidar do restauro do monumento.

A Pirâmide de Saqqara é a percussora de todas as outras pirâmides do país, sendo o edifício edificado deste tipo mais antigo do Egito, mas o que era uma estrutura bem distinguível, com o tempo perdeu sua camada exterior e sua base interna sofreu com uma grande rachadura, o que pode um dia levá-la ao seu colapso. Dado aos seus problemas estruturais foi iniciado em 2006 os trabalhos de restauro do monumento.

Em meados de setembro (2014) o porta-voz da associação egípcia Non-stop Robberies (cujo objetivo é a proteção dos monumentos do país) lançou um comunicado onde denunciou que a empresa de construção Al-Shorbagy, que deveria cuidar da restauração da pirâmide, na verdade está acelerando o seu processo de degradação, tendo dentre os erros, adicionado mais de 5% de novas estruturas a ela, o que vai contra os padrões internacionais de conservação de patrimônios. Ainda de acordo com o documento da associação a empresa nunca antes tinha trabalhado com a conservação de monumentos arqueológicos (PARRA, 2014). Para variar, egiptólogos também questionaram a forma de trabalho da empresa.

Não é a primeira vez que um monumento sofre danos irreparáveis, Trata-se de uma situação triste, com sorte, porém, uma estrutura que sobreviveu aos últimos 4600 anos conseguirá sair dessa também.

Leia na íntegra o texto escrito pela Márcia Jamille, do qual foi tirado o post de hoje: http://arqueologiaegipcia.com.br/

 
 
 

Comments


 DICOU! 

 #1 


 #2 

 POSTAGENS RECENTES: 

 BUSCAR POR TAGS: 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page